sábado, 26 de julho de 2014

O PODER MALÉFICO DA CIÊNCIA

Bomba atômica, também conhecida como bomba nuclear, é um dispositivo explosivo que deriva sua forca  destrutiva das reações nucleares, no qual libera energia em forma de calor. Além dessa, também é lançada grande quantidade de radiação. Tal é classificada em bomba de fissão nuclear, bomba de fusão nuclear, bomba suja e bomba de nêutrons.
    Tal armamento obteve ligação direta com a Segunda Guerra Mundial. Em 1938, o físico Otto Han apresentou ao mundo a “fissão nuclear”. Posteriormente, Albert Einsten descobriu que o núcleo atômico era provido de  grande energia. Apesar de sua nacionalidade alemã, ele era judeu, e estava refugiado nos EUA. Assim, Einsten contribuiu para o projeto dos norte-americanos, apresentando a teoria que possibilitou a invenção de uma arma de destruição em massa. Em 1941, houve o inicio do Projeto Manhattam, cujo objetivo era a criação de uma bomba atômica. O professor Robert J. Oppeinheiner comandou o processo, em que os primeiros testes foram realizados  no Novo México.
Explosão nuclear em Hiroshima - imagem 1  
    Diante dos efeitos da bomba atômica – a explosão e a energia térmica (calor), liberação de radiação gama e pulso energético – danos graves são causados, variando em função da proximidade ao hipocentro. Em raio de 2 a 4 Km, tudo será imediatamente vaporizado, devido a alta temperatura.


Sob tantos malefícios, consequências negativas e extremamente perigosas, utilizar uma arma de tal tipo seria uma decisão fatal e irreversível, a ponto de tal ignorância destruir grandes cidades, cultura e a vida de milhões de pessoas, no qual contexto nenhum seria justificativa para uma destruição tão ampla. Seguindo esse ponto de vista, foi com desejo de impor sua superioridade, em fim de Segunda Guerra Mundial e sem necessidade, que os Estados Unidos utilizou sua forca máxima e lançou duas bombas no Japão, chamadas de “little boy” e “fat man”, no ano de 1945.


    A primeira foi enviada à cidade de Hiroshima e estimou-se 140 mil mortes, porém, nunca foram confirmadas, devido à desintegração dos corpos. Ocorreu no dia 6 de agosto e, três dias depois, foi lançada a segunda em Nagasaki, com aproximadamente 80 mil mortos. Essa trouxe consequências desastrosas e ficou marcada como um maldoso fato na história mundial.



"Bomba Fat man"   


http://www.mundovestibular.com.br/articles/1161/1/BOMBAS-NUCLEARES/Paacutegina1.html

PERGUNTAS
1- Como foi feita a bomba atômica?
2- Quais as consequências da bomba atômica para o ser humano?
3- Quais as consequências das bombas lançadas no Japão para o país? 
4- Quem criou a bomba atômica? 


Grupo 6 - 1ºG
Alunos: Clara Aguiar
Catarina Wodzik
Matheus Calabria
Matheus Carvalho
Andre Abreu

4 comentários:

  1. Henrique Gomes - Grupo 6 - Número 15

    A bomba nuclear se compõe de um bastão de urânio 235, o qual deve encaixar-se perfeitamente num cilindro oco, feito do mesmo material. Isolados, nenhum dos dois possui massa crítica, não sendo passíveis de explosão. Para que a explosão ocorra, emprega-se um dispositivo químico de detonação que inflama o bastão fazendo com que a massa crítica seja ultrapassada e cause, consequentemente a explosão da bomba.

    ResponderExcluir
  2. Rochel Pinto n° 39 grupo 2
    3-) as consequências foram 210 mil baixas a destruição e o abalo econômico da guerra

    ResponderExcluir
  3. PERGUNTA 4
    A bomba atômica foi criada na Segunda Guerra Mundial e seu projeto foi criado em 1941. Diversos cientistas contribuíram para sua criação, dentre eles o físico Otton Han (descoberta da fissão nuclear), Albert Einsten e Robert J. Oppeinheiner (que comandou o Projeto Manhattam).
    João Vítor M.

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.