sábado, 26 de julho de 2014

BRASIL E RADIOATIVIDADE: O QUE TEMOS A OFERECER



No Brasil há um órgão responsável pelos estudos nucleares, o Centro Nacional de Estudos Nucleares (CNEN) que tem bases em diferentes estados. Responsável pelo Centro-Oeste tem-se o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN-CO), em Minas Gerais o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN) e o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN).
Percebe-se, então, um crescimento significativo referente às pesquisas nucleares, com novos centros, novos estudos e uma única finalidade principal: levar à sociedade os benefícios da tecnologia nuclear, gerando conhecimento e apoiando a formação de recursos humanos. Além disso, são responsáveis por regular e fiscalizar o uso de energia nuclear.
Sendo assim, para cumprir o seu principal objetivo, os centros de pesquisa brasileiros necessitam de uma boa estrutura. O CDNT possui uma área de 240.000 m², uma instalação nuclear de pesquisa, instalações radioativas e 50 laboratórios para testes. O CRCN tem vários prédios focados em diferentes partes da ciência nuclear, desde a geração da energia ate aplicação na medicina. A CRCN-CO se entra em um amplo espaço com mais de 70 laboratórios.
Toda essa estrutura está a disposição para novas projetos sobre radioatividade comandada pela CNEN desde 1999, quando foi criado. Ela tem 9 unidades de pesquisa, sendo as citadas as principais e maiores.Veja na tabela 1:
Tabela 1 - Localidades
CENTROS
LOCALIDADES
CRCN
NORDESTE
CDTN
MINAS GERAIS
CRCN-CO
CENTRO OESTE
IEN
RIO DE JANEIRO
IPEN
SÃO PAULO
IRD
RIO DE JANEIRO


Mapa de Centros de pesquisa nucleares. Fonte: http://nrfacil.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/03/mapaacidnuclear.bmp. Acessado dia 23 de Julho às 21h48min
O objetivo de cada uma é diferente, pois elas têm seus próprios estudos, que se diferenciam.  Porém tem a mesma base, o CNEN, logo, como já dito, tem-se uma finalidade fundamental. Desde sua criação, o país já avançou bastante nessa área e vem contribuindo para o mundo em estudos nucleares. Veja no gráfico 1:

Gráfico 1: Crescimento dos estudos sobre radioatividade no Brasil
Perguntas
      1-    O Brasil tem avançado na estrutura e quantidade de projetos desde a criação do CNEN?
      2-    Qual o foco do mercado do CDNT?
    3-    Apesar de uma finalidade principal e em comum determinada pela CNEN, as outras unidades são focadas em projetos diferentes?
      4-    As metas da CNEN são possíveis de serem cumpridas?

Feito por Lucca Rolindo(26), Rafael Penteado(37), Júlia de Faria(18), Marco Polo(27) e Lucas Scalioni(24).                                                                               1º G

3 comentários:

  1. Sim, cada unidade é focada em um projeto. Elas têm seus próprios estudos, que se diferenciam apesar da base ser a mesma, oferecida pela CNEN. - Luísa Pereira Penido, nº26.

    ResponderExcluir
  2. Questão 1: (Natália Cangussu - n° 35)
    Percebe-se que desde a criação do CNEN houve um crescimento significativo referente às pesquisas nucleares, com novos centros, novos estudos e uma única finalidade principal: levar à sociedade os benefícios da tecnologia nuclear, gerando conhecimento e apoiando a formação de recursos humanos.

    ResponderExcluir
  3. Quetão 2: (Letícia Gomes - n°23)
    O CDTN atua na pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços para os setores nuclear, elétrico, saúde, indústria do petróleo e meio ambiente. No nível regional, se destaca no desenvolvimento e prestação de serviços para o setor mineral e metalúrgico. No atendimento local o principal mercado é o de prestação de serviços radiológicos e a produção de radiofármacos.

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.