sábado, 26 de julho de 2014

PARA A RADIOATIVIDADE, PEGUE A ROTA 238


Figura 1 - Henri Becquerel, Pierre Curie e Marie Curie

Em 1895, o físico alemão Wilhelm K.Rontgen descobriu um raio produzido pela descarga elétrica ocorrida em uma ampola de vidro contendo um gás rarefeito. Foi chamado de raio X por não se saber sua origem.
   Henri Becquerel, físico famoso vindo de uma família de cientistas, interessou-se por essa recente descoberta e realizou variações de um outro experimento feito por Charles Henri com papel fotográfico para provar a relação entre o raio X e a fluorescência (capacidade de um material de emitir luz após receber energia) do tubo onde estava contido. Ele se deparou com um resultado inesperado: o sulfato duplo de potássio e uranila, um composto de urânio-238, causava manchas em uma chapa fotográfica, mesmo no escuro e embrulhado em papel negro. A interpretação de Becquerel sobre esse experimento era de que o composto emitia algum tipo de raio capaz de atravessar o papel e atuar sobre a chapa.
            No final de 1897, os cientistas Marie e Pierre Curie se interessaram pelo fenômeno descoberto por Becquerel, que mais tarde chamaram de radioatividade. Por meio de mais experimentos, eles descobriram que todos os compostos que continham urânio-238 emitiam tais raios.

            Algum tempo depois, quando trabalhavam com um material chamado pechblenda, o casal verificou que uma das partes extraídas do minério era 400 vezes mais radioativa que o urânio. Descobriram que se tratava de um novo elemento químico que chamaram de “polônio”. Os Curie não cessaram suas pesquisas e acabaram descobrindo ainda outro elemento químico, que é mais radioativo que o polônio. Foi nomeado “rádio” por causa da própria palavra radioatividade. Esse elemento produz emissões capazes de atravessar até camadas de chumbo.

Os estudos sobre a radioatividade continuam até hoje e já tiveram muitos avanços.

            
Figura 1
Acesso em 23 de Agosto de 2014

Referências bibliográficas:

GRUPO 1
Nomes:          Fernanda Estrela      nº 10              1º ano G
                       Marina Nogueira       nº 30
                       Milena Delarete        nº 33
                       Theodora Moreira    nº 41

01) Que descoberta possibilitou o estudo da radioatividade?

02) Qual foi a conclusão que Becquerel chegou a partir de seu experimento com a chapa fotográfica?

03) Quais foram as grandes descobertas de Marie Curie?

04) Qual foi o valor histórico de Marie Curie como mulher?

4 comentários:

  1. Marco Polo A. Melo,N°27,G
    Questão 1): O experimento dos raios produzidos pela descarga elétrica ocorrida em uma ampola de vidro contendo um gás rarefeito possibilitou a descoberta do ''Raio X'',e assim a descoberta da radioatividade.Os raios X possibilitaram experimentos com papel fotográfico,e através deles a descoberta da radioatividade e seu estudo.

    ResponderExcluir
  2. A conclusão de Becquerel sobre esse experimento era de que o composto emitia algum tipo de raio capaz de atravessar o papel e atuar sobre a chapa fotográfica. - Lucas Scalioni

    ResponderExcluir
  3. Questão 3: (Lucca Rolindo - n 25)
    Marie Curie junto de seu marido descobriu algumas propriedades do Urânio e descobriu alguns elementos como o Rádi oe o Polônio.

    ResponderExcluir
  4. 4) Marie Curie foi de grande importância para a ciência e para a mulher, pois alem de ser a primeira mulher a ganhar um prêmio nobel, ela foi a única pessoa a ganhar dois prêmios nobel na área científica.- Rafael de Castro Penteado N°37-

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.